Comemore o dia do Café saboreando deliciosas receitas

1
429

Hoje é o Dia Mundial do Café. Essa delícia encanta a todos com seu sabor e aroma. E nós brasileiros somos confessos apaixonados por essa bebida, que pode ser gelada ou fria, mas com um sabor sem igual. Só os brasileiros são responsáveis pelo consumo anual de 20 milhões de sacas de café, o que equivale a 173 bilhões de xícaras.

Originado da Etiópia, a bebida ganhou ares e chegou no Brasil no século 18. Desde então, tornou-se uma paixão nacional. Além de todo sabor já conhecido, existem várias pesquisas que mostram que o café faz bem para a saúde.

Dia Mundial do caféUma pesquisa de cientistas da Universidade Johns Hopkins concluiu que duas xícaras de café podem fazer muito bem para a memória. Além da memória, o café também pode ajudar a prevenir o câncer de fígado, de acordo com uma pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia.

Outra pesquisa, agora da Harvard School of Public Health (HSPH), concluiu que mulheres que bebem café possuem menos chances de desenvolver a depressão. Segundo o estudo, o índice de manifestação da doença é 20% menor no grupo de mulheres que ingere quatro ou mais xícaras da bebida ao longo do dia.

Café e seus encantos na cozinha

Presente na cozinha da casa, no restaurante ou até mesmo no trabalho, a bebida conquista muita gente. Além da bebida tradicional, o café pode ser consumido em diversas formas como: expresso, americano, macchiatto, expresso panna, duplo, cortado, café com leite, cappuccino, café latte, breve, mocha, irlandês, caramel macchiatto, havaiano, amaretto, árabe, carinbenho, submarino ou quintafrio.

E não apenas como bebida, ele pode ser levado para receitas tradicionais, como bolos, pudins e até sorvete. Separamos duas receitinhas para você comemorar o dia do café, comendo ou bebendo nosso queridinho.

Prepara a caneta, que vem coisa boa:

Arroz de café

Modo de preparo:
1 xícara (chá) de arroz agulhinha tipo 1
1 litro de água
½ litro de leite integral
2 xícaras (chá) de açúcar refinado
3 gemas
1 pitada de sal
1 lasca pequena de canela em pau
½ xícara (chá) de espresso
Café solúvel (para decorar)

Modo de preparo: 

Escolha, lave e escorra o arroz. Cozinhe-o na água com o sal e a canela em pau, em fogo alto. Quando a água estiver quase seca e o arroz continuar úmido, junte o leite, o açúcar e volte ao fogo mais brando. Mexa de vez em quando com uma espátula, com cuidado para não pregar no fundo da panela. Dissolva as gemas em um pouco de água e junte uma porção do arroz que está sendo preparado. Misture bem as gemas e, enquanto o arroz ainda estiver quente, acrescente ao doce na panela aos poucos, para a gema não talhar quando entrar em contato com o calor. Misture bem para ficar homogêneo e junte o café espresso. Retire do fogo e coloque em tigelinhas individuais ou em uma travessa grande. Finalmente, sirva quente, morno ou gelado.

Tiramisù de café

Ingredientes
1 caixa de biscoito champagne
3 gemas
3 colheres (sopa) de açúcar refinado
5 colheres (sopa) de licor de sua preferência (opcional)
1 xícara (chá) de café forte e sem açúcar
1 colher (sopa) de casca ralada de limão ralada
Raspas de chocolate para enfeitar
1 copo de requeijão
3 colheres (sopa) de leite condensado
1 cream cheese (queijo cremoso)

Modo de preparo

Bata as gemas com açúcar até formar um creme. Em seguida, acrescente o requeijão, o cream cheese e as raspas de limão. Então forre o fundo de uma travessa com os biscoitos e reserve os que sobrarem. Misture o licor, o café e 3 colheres de leite condensado formando uma calda em depois molhe  os biscoitos. Cubra com a metade do creme formando uma camada. Espalhe a outra metade dos biscoitos esmagados e molhados na calda. Coloque o restante do creme e deixe na geladeira por no mínimo 1 hora. Quando for servir, salpique as raspas de chocolate decorando o tiramisù.

1 COMENTÁRIO

LEAVE A REPLY