Diga não ao canudo de plástico!

0
107
Imagem reprodução

Ao se discutir hoje sobre conscientização ambiental, o canudo, se apresenta como vilão, sendo um dos materiais plásticos que atua como porta de entrada para poluição da natureza. Mas você deve estar pensando, como um simples canudinho pode causar tanta poluição assim?

Ao se questionar sobre isso, imagine, que o canudinho que você utiliza para tomar aquele refrigerante gelado, se junta a outros milhares e milhares utilizados diariamente em todo o mundo. De acordo com uma pesquisa do governo norte americano, mais de 500 milhões de canudos plásticos são utilizados diariamente nos Estados Unidos. No Brasil, não há dados tão precisos, mas segundo o IBGE, a produção foi de 2.800 toneladas em 2015.

Por ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), o canudo não é biodegradável, podendo levar mais de 100 anos para se decompor. Neste processo, ele se desintegra em pedações menores podendo ser digeridos por animais, causando tanto danos físicos, como biológicos. O canudinho plástico já representa 4% das 8 milhões de toneladas de lixo que vão parar nos oceanos todos os anos, por isso, a importância é tão importante a reflexão do dele em nosso dia a dia.

Reprodução/ Instagram beegreenbr

O ano de 2018 parece ser um ano irreversível para abolir o uso de canudos em estabelecimentos de alimentação em todo o mundo. Grandes corporações como Mc Donald’s e Starbucks anunciaram que deixaram de usar gradualmente o canudinho plástico em suas lojas.

No Brasil, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se pioneira, no país, a eliminar o uso dos canudos plásticos em restaurantes, bares e quiosques. O projeto de lei foi sancionado em julho deste ano, mas ainda não entrou em vigor. Segundo o texto, canudos de papel biodegradável ou reciclável devem ser apresentados como alternativa.

Três soluções para o substituir o canudo Plástico

1. Canudinhos metálicos

Esse tipo de canudo pode ser feitos de inox, aço cirúrgico ou alumínio. Geralmente vem em um kit com limpadores internos.

Reprodução: Instagram Beegreen

2. Canudo de vidro 

O canudo de vidro não é biodegradável, porém é reciclável e durável.

Reprodução: Instagram Mentahbr

3. Canudinho de silicone

O canudo de silicone se apresenta como opção mais durável, do que o canudinho de plástico, porém, o silicone não é um material reciclável, por isso, com o tempo de uso, e desgaste deverá ser descartado.

Imagem reprodução

 

Caso, você não possa utilizar nenhuma dessas alternativas acima, que tal, beber diretamente no copo? Só não vale o descartável, hein. Essa é a melhor solução de todas, e claro com exceção das pessoas que possuem limitações de comer com talheres, o canudinho se torna dispensável.

Gostou das dicas? Tem alguma sugestão de pauta? Envia para gente midiaoquequeha@gmail.com. 

 

Sem comentários

LEAVE A REPLY