Festival celebra a tradição da rabeca no sul do Piauí

0
53
Mestre rabequeiro. Foto: Andréa Rêgo

A Rabeca é o principal instrumento musical na cidade de Bom Jesus, Piauí, localizada a 635 Km da capital. O instrumento, de origem árabe, de três ou quatro cordas, precursor do violino, já ultrapassou gerações na cidade e sua popularidade hoje é responsável por um dos maiores festivais de música do Piauí, o Festival de Rabecas.

Este ano o festival chega a sua 11º edição, e acontece na cidade de 19 a 21 de outubro. O evento conta com grandes mestres rabequeiros, a orquestra de rabecas de Bom Jesus- a primeira do Brasil, espetáculos de dança e teatro, além de nomes nacionais como Vanessa da Mata e Wesley Safadão.

O tema escolhido para a festa nesta edição, “Forró de Rabeca”, faz referência a um ritmo genuinamente nordestino. “Além de consagrar nossos rabequeiros, que são o principal motivo desse festival, nós queremos celebrar nossa cultura popular. A cultura de Bom Jesus, e principalmente do Piauí, que tem forte influência desse ritmo e que se adequa tão bem a rabeca”, conta a secretária estadual de Cultura, Bid Lima.

O evento conta com dois palcos. O palco do Queijinho, para apresentações culturais e resultados das oficinas permanentes que acontecem no município. O palco principal destinado para apresentações das bandas homenageia o Mestre Erondino, grande rabequeiro que faleceu este ano.

O 11º Festival de Rabecas é uma realização da Associação de Filhos e Amigos de Bom Jesus com o apoio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura – Secult.

Sem comentários

LEAVE A REPLY