Filmes brasileiros ganham destaque no mercado cinematográfico

0
303
Filme Jonas e o Circo sem Lona, de Paula Gomes. Foto: Divulgação

Estamos acostumados a ver as grandes produções dos cinemas nas telonas da capital. No entanto, filmes brasileiros que não estão neste rol, tem ganhado cada vez mais espaço no mercado cinematográfico. E isto tem acontecido graças a grandes projetos que tem por objetivo divulgar o nosso cinema, como é o caso da Sessão Vitrine Petrobras.

Projeto de distribuição coletiva criado pela Vitrine Filmes, a Sessão Vitrine Petrobras tem o intuito de levar ao público um cinema de qualidade, original, que retrata a cultura do país e que se destaca nos principais festivais brasileiros e internacionais.

Esta semana está em cartaz nos Cinemas Teresina, o filme “Jonas e o Circo sem Lona”, documentário que relata a paixão e a dedicação de um garoto pelo circo. O longa é da diretora Paula Gomes.

Rodado ao longo de dois anos na Região Metropolitana de Salvador, o filme partiu de uma pesquisa iniciada em 2006 pela diretora. Paula procurava por circos itinerantes pelo interior da Bahia quando conheceu a família de Jonas. Vindo de uma família tradicional de artistas, Jonas teve a ideia de criar o seu próprio circo, usando materiais que restaram do circo que a família tinha deixado para trás. Os novos artistas são amigos e vizinhos que ele convidou para participar e ensinou um pouco da arte circense.

O filme também discute a educação no Brasil através do dilema de Jonas. Sem incentivo nenhum da escola e dos professores, o garoto quer deixar os estudos de lado para se se dedicar totalmente a sua paixão. Mas a mãe não abre mão do futuro do filho e vê nos estudos a grande oportunidade.

O longa já percorreu mais de 30 festivais e levou prêmios no México, nos Estados Unidos, na Espanha e na França. Foi o único representante latino-americano no IDFA – International Documentary Film Festival Amsterdam. No Brasil, ganhou Melhor Longa pelo Júri Especial no Festival Panorama de Cinema 2016, Prêmio Destaque do Cine Esquema Novo 2016 e Menção Honrosa do Júri do Cachoeira Doc 2016.

Em 2017, a Sessão Vitrine Petrobras fica em cartaz permanentemente, com ingressos reduzidos de até R$ 12, um lançamento a cada duas semanas e horários fixos em cinemas de mais de 20 cidades, com sessões diárias ou semanais.

No Cinemas Teresina, o filme está em cartaz na sala 1 e sala 5, nos horários de 21h30 e 10h30, respectivamente. A sessão de 10h30 só será exibida no domingo, dia 19 de março.

Assista aqui ao trailer:

Sem comentários

LEAVE A REPLY