Florianópolis: 8 lugares para conhecer

0
239
Foto: Allan Ricelli

Se você está pensando para onde ir nas próximas férias, nossa dica é conhecer Florianópolis, conhecida como “Ilha da Magia”. Repleta de lugares históricos, praias paradisíacas e uma gastronomia maravilhosa, a cidade com certeza irá proporcionar memórias inesquecíveis.

A capital de Santa Catarina reúne mistérios e lendas a mais de 6 mil anos, com as artes rupestres, passando pelos registros indígenas, até chegar nos contos e lendas de bruxas e magias de Franklin Cascaes, contados pelos antigos moradores da região.

A cidade é conhecida por ter uma elevada qualidade de vida, sendo a capital brasileira com maior pontuação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Confira aqui 8 dicas do que fazer na cidade.

1- Catedral Metropolitana de Florianópolis

Entre outras atrações do centrinho histórico de Floripa, fica a Catedral, o símbolo católico mais importante da ilha. Dedicada a Nossa Senhora do Desterro, a igreja foi criada em 1908.

Foto: Allan Ricelli
Foto: Allan Ricelli

2- Praça XV de Novembro

Na frente da Catedral fica a Praça XV, onde muitas pessoas param para descansar ou aproveitar uma sombrinha. Toda cheia de árvores, a atração do lugar é, na verdade, uma árvore especial: a figueira centenária. No meio da praça, a figueira impressiona por seu tamanho e pela história, já que muitas pessoas afirmam que ela foi transplantada há pouco mais de 20 anos. O lugar vale uma foto e é um refúgio nos dias quentes.

Foto: Allan Ricelli
Foto: Allan Ricelli

3- Praia Barra da lagoa

Cerca de 4,75 km² do bairro Barra da Lagoa estão em uma área privilegiada, com morros circunvizinhos, incrustados entre o Oceano Atlântico, a Lagoa da Conceição e o Morro da Galheta e traspassados pelo Canal da Barra, única ligação das águas salobras da Lagoa da Conceição com as águas salgadas do mar.

Considerada o maior núcleo pesqueiro da Ilha de Santa Catarina, tendo capacidade para receber em média 50 embarcações. Uma comunidade tradicional, que ainda mantém viva as raízes culturais, como a pesca e a produção de trançados (tarrafa e renda).

Foto: Allan Ricelli
Foto: Allan Ricelli

4- Mercado Municipal

O Mercado Central, como diz o nome, é um lugar para quem quer comprar todo tipo de produto – todo tipo mesmo! Por lá você encontra boxes de pesca, restaurantes, artesanato, venda de peixes e frutos do mar, e até o comentado Box 32 – que tem o pastel de camarão mais famoso de Floripa.

Vale dar uma passadinha por lá durante o dia, quando você for conhecer o centrinho histórico da cidade. O lugar também é uma boa ideia para um happy hour.

20171023_132358
Foto: Nathércia Vasconcelos

5- Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche é daqueles lugares que não dá pra esquecer de conhecer em Floripa. Para conhecer a ilha é preciso ir até a Praia da Armação, onde se pega uma pequena embarcação na associação local de pescadores. O trajeto leva 40 minutos e custa R$ 40, ida e volta em baixa temporada. A permanência na ilha dura em torno de quatro horas; nesse período, você pode fazer caminhadas, almoçar em um dos dois restaurantes da ilha ou se deliciar na praia.

Reprodução
Reprodução

6- Museu Histórico de Santa Catarina

O sobrado colonial foi construído pelo governador Brigadeiro José da Silva Paes com o objetivo de torná-lo o Palácio do Governo do Estado. A exata data da construção é desconhecida, mas há registros do prédio no ano de 1785.

Na entrada do palácio, o visitante pode observar três estátuas em mármore: a principal simboliza a federação Brasileira, as outras, a Europa e América Latina. As escadarias em mármore de Carrara levam ao segundo piso e conotam a clareza, o equilíbrio e a medida da antiguidade clássica.

Foto: Allan Ricelli
Foto: Allan Ricelli

7-  Cafeterias

Existem muitos cafés em Florianópolis. As diversas opções deixam o cliente deliciosamente confuso, com tantas opções e sabores para provar. Para acompanhar o café, temos crepes, bolos, quiches, tortas, pães-de-queijo, chocolates quentes, dentre muitas outras delícias.

Foto: Nathércia Vasconcelos
Foto: Nathércia Vasconcelos

8- Parque Ecológico do Córrego Grande

Situado no bairro do Córrego Grande, região central de Florianópolis, o Parque Ecológico Municipal Prof. João David Ferreira Lima, mais conhecido como Parque Ecológico do Córrego Grande, ocupa uma área de 21,3 hectares, onde conta com uma infraestrutura diversificada para oferecer ao visitante mais uma alternativa na área de lazer em Florianópolis.

A grande atração do lugar são as trilhas ecológicas e acessíveis a todos.  Ao longo da trilha, foram instaladas cordas-guia e placas com informações em inglês, espanhol, braile e libras. Ao todo, são 131 metros em meio à mata nativa com mais de 100 espécies de árvores identificadas.

Foto: Nathércia Vasconcelos
Foto: Nathércia Vasconcelos

 

Sem comentários

LEAVE A REPLY