JUNTA movimenta circuito de dança em Teresina

0
465
Cristian Duarte (SP) estará compondo a programação de espetáculos. Foto: Carol Mendonça

Em sua segunda edição, o JUNTA – Festival Internacional de Dança acontece de 08 a 12 de junho em Teresina, articulando ações, reflexões e possibilidades no circuito de dança e de arte contemporânea na capital. Nesta edição, se propõe a pensar sobre ética, estética e comunidade a partir das obras que em sua maioria são inéditas em Teresina.

Concebido pelos artistas Datan Izaká, Jacob Alves e Janaína Lobo, o festival tem uma vasta programação composta de espetáculos nacionais e internacionais, residências artísticas, intervenções urbanas, workshops, mostras de processo e programação infantil.

As ações artísticas do JUNTA esse ano se divide em 04 Zonas: Zona Articular (residências, workshops), Zona Urbana (intervenções urbanas, Zona em Processos (mostra de processo) e Zona em Movimento (programação de espetáculos).

Artistas do Piauí, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Espanha, Moçambique, Argentina e várias outras localidades estarão ocupando espaços culturais importantes da cidade. Este ano o JUNTA #2 acontecerá como uma ocupação do centro da cidade no Teatro 4 de Setembro, Clube dos Diários, Casa da Cultura de Teresina, Sesc da Avenida Campos Sales (Espaço Cultural Cosme Oliveira) e Escola Estadual de Dança Lenir Argento.

Abertura do Junta #1 reuniu grande público
Abertura do Junta #1 reuniu grande público. Foto: Victor Gabriel

Toda a programação foi montada de acordo com a curadoria dos idealizadores e também através de Convocatória Pública que selecionou obras para compor a programação. Janaína Lobo, uma das diretoras do JUNTA, destaca que este foi um importante instrumento para reconhecer e expandir a produção artística em dança que acontece no Piauí e no mundo.

“Tivemos um número muito grande de inscrições, o que nos deixou bastante felizes”, pontua Janaína ressaltando a transversalidade da seleção que tem o corpo contemporâneo como ponto de partida e o discute/problematiza em diferentes suportes e linguagens, como a dança e a fotografia.

O JUNTA surgiu em 2015, já fortalecendo e oficializando um circuito de festivais de dança no Nordeste do Brasil, em parceria com o Conexão Dança (MA). Sua 1ª edição marcou Teresina no circuito de dança contemporânea do país, viabilizando uma experiência estética, que fomenta a dança e a arte local e a criação e manutenção de redes de atuação. O Junta é apresentado pela Caixa Econômica e realizado pelo Instituto Punaré e Sesc.

Fonte: Ascom JUNTA

Sem comentários

LEAVE A REPLY