“Que a força esteja com vocês”

No Dia de Star Wars, os fãs comemoram.

0
691
Foto: Divulgação.

Hoje, comemora-se o Dia de Star Wars, uma data criada por George Lucas, cineasta mundialmente famoso pelas franquias Star Wars e Indiana Jones.

O dia 04 de maio foi escolhido devido a um trocadilho. A frase “May the force be with you” (Que a força esteja com você), falada diversas vezes nos filmes de Star Wars, tem a pronúncia, no inglês, semelhante a “May the fourth be with you” (Quatro de maio esteja com você).

Claro que o trocadilho, sem sentido no português, só funciona na língua inglesa. Mas, isto não impede que fãs desse clássico comemorem a importância desta data, também.

Para Jayme Marinho, estudante de arquitetura e super fã de Star Wars, o dia 4 de maio (May the 4th) é uma referência, e uma piada, a uma das mais famosas frases de Star Wars: May The force be with you (que a força esteja com você), além de ser uma das datas do calendário reservada para que os fãs demonstrem o amor por esse clássico mundial, seja por meio de eventos, ações, ou até mesmo online. “Este é um dia pra você realmente mostrar o quanto você é apaixonado pela série e divulgá-la para aqueles que ainda não a conhecem ou não a acompanham”, complementa Marinho.

Apenas uma pequena amostra de quanto Jayme, estudante de arquitetura, é fã de Star Wars.
Apenas uma pequena amostra de quanto Jayme, estudante de arquitetura, é fã de Star Wars.

“Eu me tornei fã por ter me apaixonado pela saga, seu universo, os personagens, a clássica batalha entre o bem e o mal. Uma ópera espacial, como muitos dizem. Comecei a acompanhar desde 1998, e adorei tudo relacionado, me mantendo incentivado a conhecer mais do universo, a conversar com vários amigos que também são apaixonados por Star Wars, a ir atrás de materiais, livros, jogos, curtas…”, complementa o estudante de arquitetura.

Cosplay de Kanan Jarrus, por Jayme Marinho. Foto: Arquivo pessoal.
Cosplay de Kanan Jarrus, por Jayme Marinho. Foto: Arquivo pessoal.

Jayme também faz vários cosplays, desde 2008. E, na pré-estreia do episódio número 7 da saga, em Teresina (PI), onde vários cosplayers estavam presentes, é claro que o estudante aproveitou a oportunidade para homenagear seu personagem predileto.

“Eu fiz o cosplay de Kanan Jarrus, um personagem que apareceu pela primeira vez na série animada Star Wars Rebels. É um personagem com o qual me identifico, um Jedi que fugiu durante a ordem 66 e tem vivido fazendo trabalhos pequenos. E, ainda, ele se encontra lutando contra o império, dando início a rebelião”, conta Marinho.

A primeira celebração organizada do Dia de Star Wars aconteceu em 2011, no Canadá, com direito a concurso de fantasias e exibição de melhores filmes, mash-ups, paródias e remixes da web.

Bom 04 de maio a todos, e “que a força esteja com vocês”!

Sem comentários

LEAVE A REPLY