Reggae jamaicano se torna Patrimônio Imaterial da Humanidade da Unesco

0
95

Eu não sei vocês, mas eu sou apaixonada por Reggae. Acho esse ritmo envolvente, gostoso de ouvir e traz uma paz…. além de tudo isso, carrega cultura, história e muita força. E quem admira esse estilo musical pode se alegrar com o novo anúncio da Unesco, que decidiu em reunião de Port Luis (Ilhas Maurício), que o Reggae agora faz parte da lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco.

A Unesco destacou que o reggae “conserva intacta toda uma série de funções sociais básicas da música – veículo de opiniões sociais, prática catártica e religiosa – e continua sendo um meio de expressão cultural do conjunto da população jamaicana”. A organização da ONU lembrou que esse gênero musical surgiu de uma “amálgama de antigos ritmos musicais jamaicanos e de outros de origens muito diversas: caribenhos, latino-americanos e norte-americanos”. Em todos os níveis do sistema educacional do país, acrescentou, “está presente o ensino desta música, desde o jardim de infância até a universidade”.

A música, que alcançou proeminência na década de 1960, junta diversas influências: antigos ritmos jamaicanos, músicas caribenhas, latinas, africanas e norte-americanas.

Sobre o Reggae

O reggae surgiu na Jamaica, na década de 60, tendo Bob Marley, cantor e compositor, seu principal ícone. O nome “reggae” foi empregado devido ao som que se faz na guitarra. O “re” seria o movimento pra baixo, e o “gae”, o movimento pra cima. O reggae se caracteriza por cortes rítmicos regulares sobre a música e pela bateria, que é tocada no terceiro tempo de cada compasso, em outras palavras, se trata de um ritmo lento e dançante.

Esse estilo musical surgiu baseado no movimento Rastafari. O Rastafari é um movimento religioso jamaicano que dá a Haile Selassie I, imperador da Etiópia, características messiânicas. Toda essa crença, aliada ao uso da maconha e às aspirações políticas e afrocentristas, ganhou adeptos no mundo inteiro devido ao interesse no ritmo do reagge gerado por Bob Marley, esse ícone que até hoje influencia a música, o ritmo e a cultura.

Falando em Bob Marley, vamos de Reggae? Com vocês, um dos maiores sucessos do nosso Bob. Que a mensagem de paz, amor e esperança permaneça.

 

 

 

 

Sem comentários

LEAVE A REPLY