Tiago Iorc encanta Teresina com a turnê “Troco Likes”

2
530
Tiago Iorc trouxe para Teresina a turnê “Troco Likes”, seu mais recente disco, que tem repertório 100% autoral. (Foto: O que que há)

Com ingressos esgotados em poucas horas, já era esperado que os fãs de Tiago Iorc também formassem uma longa fila para garantir um bom lugar e ficar pertinho do cantor. Dito e feito! Na última terça-feira (08), por volta das 16h, os fãs já estavam na portaria do Theatro 4 de Setembro aguardando o show, que só começou muito tempo depois, através do Projeto Seis e Meia.

Tiago Iorc trouxe para Teresina a turnê “Troco Likes”, seu mais recente disco, que tem repertório 100% autoral. Além disso, esse também é o seu primeiro trabalho completamente em português, onde o cantor se apresenta de forma intimista usando apenas voz e violão.

Em entrevista coletiva concedida à imprensa pouco tempo antes do show, ele destacou que o CD nasceu da vontade de ir ao encontro do público brasileiro como um processo retrativo do que estava sentindo.

“Ele nasceu de uma ideia muito especial, de ser uma troca, um disco que fala sobre carência; onde a gente se coloca em um lugar de carência e o quanto isso nos muda a ponto de queremos que a outra pessoa corresponda aquilo, e isso é a troca de likes. Isso é muito da carência humana, de precisar significar pro outro para se sentir significante”, disse o cantor ao ressaltar que mesmo com um ano e poucos meses de disco, o significado dele se renova a cada dia.

Cantor durante coletiva de imprensa em Teresina. (Foto: O que que há)
Cantor durante coletiva de imprensa em Teresina. (Foto: O que que há)

No show, Tiago constatou o sucesso da suas músicas autorais, que foram cantadas do começo ao fim pelo público admirador do seu trabalho, como Amei Te Ver, Me Espera, Coisa Linda e Chega Pra Cá.

Duas Sessões do projeto Seis e Meia lotaram com os fãs do cantor. (Foto: O que que há)
Duas Sessões do projeto Seis e Meia lotaram com os fãs do cantor. (Foto: O que que há)

Essas quatro músicas ficaram entre as mais tocadas nas rádios do país em 2016. Recentemente, Tiago Iorc foi indicado ao Prêmio Multishow 2016 na categoria “Melhor Cantor”, mostrando que, apesar de recente no cenário musical brasileiro, já é um dos artistas mais queridos dentro da música autoral no país.

“Amei Te Ver” é um dos maiores sucessos do cantor e vem sendo, inclusive, tocada por outros artistas como a Banda Aviões do Forró. “Tenho um carinho muito grande por essa música e amo ouvir quando outros artistas tocam, porque isso acaba sendo um termômetro e consigo enxergá-la de outra forma, fora de mim, e isso é muito legal”, comenta.

Veja um dos momentos mais emocionantes do show em Teresina!

Tiago reinventado e andarilho

O CD “Troco Likes” também fez com que Tiago se reinventasse para compor suas canções. Antes, era mais introspectivo e costumava se refugiar em algum local para criar, mas a turnê alterou a rotina do cantor, que está muito mais exposto e se adaptando para compor na estrada.

Em entrevista, ele contou que o processo de criação é constante. Normalmente, quando está vivendo já tem algo fervilhando, já preparando para acontecer e a estrada é muito permissora desse processo, pois deixa ele em contato com o processo criativo, seja no palco o tempo inteiro ou dialogando criativamente.

“Fico sempre com meu gravador, que é meu celular mesmo. Sempre que tenho alguma ideia eu registro. Depois de um ano de estrada eu vou ouvir o que gravei como faíscas, e quando chega o momento vou cantar no meu cantinho, no meu casulo, aquilo que enferveceu durante o processo mais andarilho. Às vezes consigo elaborar algo mais encaminhado, mas normalmente são só faíscas e pedaços de letras “, disse.

Após ter tocado em palcos consagrados como o festival SXSW (Texas), o Rockwood Music Hall (Nova York), Toronto Music Festival (Canadá), Grand Mint Festival (Coreia do Sul) e Vodafone Music Fest (Lisboa), Tiago Iorc vem lotando shows na turnê que percorre todo o Brasil.

tiago 4

Cheio de influências de lugares, pessoas e histórias dentro e fora do Brasil, Tiago consegue imprimir muitas referências em suas músicas. “Tudo que a gente vive hoje reverbera em alguma coisa amanhã. E isso inspira. Cresci em lugares diferentes, nasci em Brasilia, sou filho caçula de gaúchos, morei fora do Brasil um tempo e acredito que dessa itinerância o que mais aprendi foi amar e observar as coisas sem me apegar a elas”, disse.

Dueto com a Sandy e novas parcerias

“Me Espera” faz parte do projeto da carreira solo de Sandy, “Meu Canto – Ao Vivo”. Nele, Sandy e Iorc contracenam em um cenário bucólico e cotidiano, cheio de elementos visuais que aproximam o público da história vivida pelos personagens.

Para o cantor, o dueto foi um encontro muito especial e sem aviso, pois não conhecia Sandy pessoalmente. A cantora foi a um show de Tiago em Campinas para conhecer seu trabalho e já tinha a ideia de fazer o convite.

“Decidimos fazer algo inédito, para que tivesse sentido e justificasse esse encontro que também foi inédito”, disse o cantor ao frisar que quando acontecer isso, de ter a união de dois universos, sempre vai estar aberto a novas parcerias.

“Não tenho ninguém em mente, mas se aparecer vou querer fazer, porque é especial sair da zona de conforto, de um jeito de fazer. Temos que sair da nossa carcaça natural de fazer música. Estamos fazendo uma música e esse diálogo aponta para outros lugares”, concluiu.

2 COMENTARIOS

LEAVE A REPLY